O aterramento deverá ser definido pela obra, após a elaboração das medições da resistência elétrica do solo pelo método de WENNER (03 Hastes), com o terreno já terraplenado e fora dos eventuais aterros.

Após as medições e com o solo já estratificado à duas camadas deverá ser dimensionada a malha de terra, conforme o IEEE-80, e ABNT / NBR 5419.

A solução proposta é a seguinte:

O desenho da malha somente poderá ser definida após as medições e o seu dimensionamento com base no IEEE-80, devendo ser verificado os potenciais de passo e toque dentro e fora da malha, observando ainda os potenciais de transferência.

Deverá também ser abordado o sistema de proteção contra surtos de tensão, especialmente para os instrumentos eletrônicos e de informática e portanto o sistema de proteção contra descargas atmosféricas - SPDA.

A concepção do sistema de aterramento portanto, deverá abordar em conjunto o aterramento de energia, sistema de proteção contra surtos de tensão em equipamentos eletrônicos e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sendo pois que todo o aterramento está condicionado à medição de resistência elétrica do solo e sua respectiva estratificação para determinação da eletrorresistividade do mesmo, a identificação das fontes de alta freqüência, a determinação das impedâncias de surto a qual determinará a corrente de surto em função também do número de descidas, a determinação do cilindro ionizante do solo e suas interferências na malha geral, etc.

« Retorna